ARISTOLOCHIACEAE

Aristolochia cymbifera Mart. & Zucc.

Como citar:

Daniel Maurenza de Oliveira; Tainan Messina. 2012. Aristolochia cymbifera (ARISTOLOCHIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

2.391.759,322 Km2

AOO:

168,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie ocorre nos Estados Ceará, Bahia, Minas Gerais, São Paulo Espírito Santo, Rio de Janeiro (Barros; Araújo, 2012) e Pará (CNCFlora, 2011).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

<i>A. cymbifera</i> é uma liana com ocorrência nas matas úmidas do Cerrado e Mata Atlântica do Sudeste brasileiro, embora também sejam conhecidas subpopulações bastante distantes, uma no Ceará e outra no Pará. Assim a EOO é bastante superior a 20.000 km², sendo categorizada sem risco de extinção.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Nomes vernáculos: "ambaiá-caá", "angelíco", "crista-de-galo", "milhome", "papo-de-peru" e "urubu-caá" (Barros; Araújo, 2012)

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: ​Mais ou menos frequente em São Paulo (Junior, 2002).

Ecologia:

Biomas: Cerrado, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Cerrado lato sensu, Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila (Barros; Araújo, 2012).Floresta Ombrófila Densa, Floresta Estacional Semidecidual e Restinga (Werneck, 2009)
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland, 1.5 Subtropical/Tropical Dry
Detalhes: A espécie é uma liana, volúvel, terrestre (Barros; Araújo, 2012) e heliófita (Luchiari, C., 583, RB 322975).Na região Sudeste a espécie tem distribuição limitada ao leste pelas restingas e ao oeste e norte por formações vegetacionais de Cerrado, ocorrendo preferencialmente em matas úmidas (CNCFlora, 2012). Coletado com flores de julho até março e com frutos em fevereiro e março (Junior, 2002).

Ameaças (4):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
A Restinga, restrita aolongo da costa brasileira, está sob intensa pressão da ocupação humana econseqüente alteração da paisagem original. Este ecossistema vêm sendodegradado desde a colonização e encontra-se reduzido a pequenas manchasremanescentes (Mantovani, 2003). Uma grande porcentagem, em especial no EstadoEspírito Santo, já foi destruída pela mineração, pelo desenvolvimentoimobiliário e pela agricultura (SEAMA, 2001) A vegetação densa e baixa torna arestinga uma fonte de madeira e lenha muito apreciada para residências oupequenas indústrias (Aguiar et al.,2005).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Na restingade Cabo Frio, que se estende do sul do canal de Itajuru, em Cabo Frio, até apraia do Pontal, em Arraial do Cabo, estão diversas lagoas que sustentam avegetação, pelo aporte de água no nível freático. A principal ameaça a estaslagoas é a perda de área devido à drenagem e aos aterros dos loteamentos, bemcomo o lançamento de lixo (Consórcio Intermunicipal para Gestão Ambiental dasBacias da Região dos Lagos, do Rio São João e Zona Costeira, 2012). Nos últimosquarenta anos o crescimento urbano vem reduzindo e fragmentando a coberturavegetal natural do Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio (Dantas et al.,2009).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.3.1 Mining
Na região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, são observadas as seguintes ameaças em consequência da atividade mineradora: a extração do minério de ferro - cava - atinge diretamente os ecossistemas de Campo Ferruginoso, protegidos por legislação federal e estadual por serem de ocorrência restrita às cristas serranas, classificadas como Área de Preservação Permanente; e a mineração, incluindo a disposição de estéril e rejeitos, que atinge ecossistemas da Mata Atlântica como as Florestas Estacionais Semideciduais e as Florestas Pluviais Ripárias (Santos, 2010).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1.4 Livestock
No sul de Minas Gerais a expansão das pastagens se estende por todos os tipos de paisagem e revela como a causa principal de degradação ambiental, afetando a vegetação nativa, o solo e o sistema hídrico. Mais recentemente, a duplicação da rodovia Fernão Dias vem provocando aumento do turismo na Serra da Mantiqueira, o que tem gerado diversos impactos (CEPF, 2001)

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Vulnerável" (VU), segundo a Listavermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
A espécie ocorre nas seguintes unidades de conservação (SNUC): Parque Estadual da Fonte Grande, e Parque Estadual Setiba, ES (CNCFlora, 2011).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
Bioativo
Usada no combate a dores estomacais (Martins et al., 2003), também indicada para pressão alta, problemas intestinais (diarréia), rins e emagrecimento. Utiliza-se o caule no preparo de chá (Santos et al., 2005).